terça-feira, 14 de setembro de 2010

Perguntas e Respostas

Transferência para outra cidade
Pergunta - Sou bancária e gostaria de saber em quais situações o Banco poderia me transferir para uma agência de outra cidade?Resposta - Primeiramente, cumpre salientar que o Banco não poderá realizar a transferência sem o consentimento do funcionário, nos termos do que prevê o artigo 469 da CLT: "Ao empregador é vedado transferir o empregado, sem a sua anuência, para localidade diversa da que resultar do contrato, não se considerando transferência a que não acarretar necessariamente a mudança do seu domicílio".
Entretanto, há exceções a esta regra, previstas nos parágrafos deste mesmo artigo.
Em primeiro, excetuam-se os casos em que ocorre a extinção do estabelecimento o qual o funcionário trabalha, autorizando para tanto a sua transferência.
No mais, incluem-se nas exceções os funcionários que exerçam cargo de confiança ou que possuam alguma referência em seu contrato de trabalho, implícita ou explicitamente, sobre transferência, sendo que, não obstante estes requisitos, o Banco ainda terá de evidenciar a real necessidade de serviço.
Assim evidenciado a real necessidade de serviço, o Banco arcará com um adicional de transferência de no mínimo 25% sobre o salário do bancário, enquanto durar esta situação, além de arcar com as despesas da mudança, nos termos do art.470 da CLT: "As despesas resultantes de transferência correrão por conta do empregador".
Fonte: sindicato dos Bancários de Campinas/Crivelli Advogados Associados

MANIFESTAÇÃO NESTA TERÇA-FEIRA NAS AGÊNCIAS DA BASE DO SINDICATO

O sindicato realizou na manhã desta terça-feira, 14 de setembro, Dia Nacional de luta. O  dia foi marcado com a distribuição de carta aberta aos bancários nas agências dos Bancos Santander, Itaú Unibanco, Banco do Brasil, Bradesco, HSBC e Caixa Econômica Federal, onde o Presidente Sidnei Corral comentou sobre a negociação com a Fenaban sobre os temas: assédio moral e metas abusivas, emprego, saúde e as condições dos trabalhos dos bancários.

Reunião no Santander de Pres. Venceslau.




Reunião na Ag. da Caixa Econômca Federal de Pres. Venceslau.
A quarta rodada de negociação que trata de remuneração será realizada no dia de hoje e amanhã. Até o momento não temos nenhuma informação sobre a negociação no dia de hoje.