quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Santander nega extensão do reajuste de 7,5% para todos

Santander negou estender o reajuste salarial de 7,5% a todos os funcionários, durante reunião do Comitê de Relações Trabalhistas (CRT) realizada no último dia 25. Segundo o banco, o acordo coletivo negociado entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban, durante a Campanha 2010, será respeito; no acordo, o reajuste de 7,5% vale apenas para quem ganha até R$ 5.250,00. Os dirigentes sindicais - entre eles, os diretores Cristiano, Stela e Marcelino – ponderaram que a aplicação do índice de forma linear seria um reconhecimento, valorização, dos funcionários que contribuiram para que o Santander Brasil fosse responsável por 30% do lucro mundial no terceiro trimestre deste ano.

O banco espanhol negou ainda a prorrogação da cláusula sobre Licença Remunerada pré-Aposentadoria, mais conhecida por “pijama”, até 31 de agosto de 2011. Para o Santander o programa já cumpriu o seu objetivo. Os representantes dos funcionários argumentaram que “a prorrogação, além de valorizar o hoje reduzido grupo de ‘elegíveis’, deixaria os bancários brasileiros em pé de igualdade com os trabalhadores do Santander no Uruguai e na própria Espanha, que têm direito similares há mais de dez anos”, destaca o diretor Cristiano. Veja a íntegra da ata.

Dia 3, reunião sobre CCV

Nesta sexta-feira, dia 3, os sindicatos se reúnem com o Santander para discutir Comissão de Conciliação Voluntária (CCV) e redução da comissão de função. Em janeiro do próximo ano, nova reunião irá debater condições de trabalho nas agências, Call Center e Terceirização.

Fonte: Seeb Campinas

Bancos lançam serviço na internet para comparar 72 pacotes de tarifas

Os clientes dos bancos podem consultar, a partir de hoje, a relação dos pacotes de tarifas oferecidos pelas instituições financeiras. A nova ferramenta via internet permite a comparação de 72 pacotes de serviços dos 13 maiores bancos do país - Bradesco, Citibank, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Banrisul, Itaú, Mercantil do Brasil, Safra, Santander, Banestes, BRB, Caixa Econômica Federal e HSBC.


Até ontem, o sistema só comparava as 46 tarifas mais utilizadas pelos consumidores e os pacotes padronizados criados pelo Banco Central.

No sistema, os consumidores podem fazer pesquisas sobre pacotes por parâmetros como preço e quantidade de determinados serviços. Um cliente poderá ver, por exemplo, qual pacote de tarifa mais se encaixa no seu perfil particular de consumo de serviços como emissão de cheques.

Lançado em setembro de 2007, o programa Star (Sistema de Divulgação de Tarifas e Serviços Financeiros) foi a primeira iniciativa conjunta dos bancos na área de autorregulação. Surgiu como resposta às discussões no governo para controlar as tarifas bancárias, cuja regulamentação só começou a valer em abril de 2008.

"O Star aumentou a concorrência e reduziu as reclamações sobre tarifas no BC, nos Procons e nas ouvidorias dos bancos", disse Ademiro Vian, diretor-adjunto de Produtos da Febraban.


O Star fica no endereço www.febraban-star.org.br.

Fonte: Folha de São Paulo 

Itaú Unibanco e operadoras lançam sistema de pagamento via celular

01/12/2010
  

A MasterCard anunciou ontem um novo sistema de pagamentos, via celular, em que o consumidor é quem inicia a operação. É o primeiro país em que a empresa implementa o programa. O sistema começa a ser operado por Redecard, Itaú Unibanco e Vivo em São José dos Campos nos próximos dois meses.
Mil estabelecimentos serão credenciados e 30 mil consumidores receberão um chip da Vivo e farão as operações de graça. Nessa fase, as empresas vão avaliar quanto será cobrado pelo serviço.
O principal foco dos produtos são serviços delivery, taxistas, vendedores porta a porta e recarga de celular. Mas a plataforma também permite pagamento à distância.
"Se uma pessoa quiser comprar ingressos para uma festa com antecedência, por exemplo, poderá fazer isso de onde estiver", disse o diretor de cartões do Itaú, Fernando Teles.
"Escolhemos o Brasil para lançar o sistema devido ao forte crescimento do uso do cartão e do celular e ao potencial de aumento da bancarização", disse Gilberto Caldart, presidente da MasterCard Brasil.
A plataforma é aberta a outras operadoras, bancos e adquirentes, e a MasterCard negocia com mais empresas. Cielo e Oi anunciaram em setembro parceria para ampliar em 2011 o alcance do Oi Pago.

Fonte: Folha de São Paulo