segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Comando propõe inclusão do projeto-piloto de segurança na CCT


O Comando Nacional dos Bancários, reunido com a Fenaban no último dia 23, avaliou como positivo o projeto-piloto de segurança bancária aplicado em Pernambuco e propôs a inclusão das medidas testadas e aprovadas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT); entre elas, porta giratória, câmeras internas e externas, biombos em frente aos caixas e vigilantes armados portando coletes balísticos. “O que deu certo em 205 agências de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes deve ser implantado em todo o país”, avalia o diretor do Sindicato e representante da Federação dos Bancários de SP e MS na reunião, Danilo Anderson. Segundo o dirigente sindical, a Fenaban se comprometeu em analisar a reivindicação do Comando.
Conquistado na Campanha Nacional 2012, o projeto-piloto foi assinado em 14 de maio de 2013, com prazo de adequação das agências em até 90 dias. Um grupo de acompanhamento, integrado pela Contraf-CUT, Sindicato dos Bancários de Pernambuco e Fenaban, se reuniu cinco vezes desde novembro do ano passado em Recife, discutindo o andamento do projeto-piloto e verificando as ocorrências. Foram realizadas ainda reuniões com gestores das agências envolvidas em janeiro deste ano, com a participação da Secretaria de Defesa Social (SDS). Já os representantes do Ministério Público e das três prefeituras se ausentaram dos debates.
Novo projeto-piloto
A exemplo da primeira reunião de avaliação nacional do projeto-piloto, realizada em 18 de março último, em São Paulo, a Fenaban voltou a propor a repetição do projeto-piloto em outras duas capitais de estados, a serem definidas em conjunto com o Comando. “O Comando reafirmou que a realização de outro projeto-piloto só teria validade se as medidas de segurança fossem ampliadas e aplicadas em todas as agências, incluindo as de negócios, as instaladas em shopping center e postos de atendimento. Entre as medidas, vidros blindados nas fachadas, fim da guarda das chaves pelos bancários (para prevenir sequestros), isenção de tarifas em transferências (DOC e TED), para combater a chamada ‘saidinha de banco’, e transparência nas informações”, ressalta o diretor Danilo. A Fenaban assumiu compromisso em analisar a proposta.
Crescimento dos assaltos no país
A Fenaban apresentou a estatística semestral de assaltos a bancos, referente ao primeiro semestre de 2014, conforme estabelece a a CCT, conquistada na Campanha Nacional 2010. Segundo a Fenaban, houve 186 assaltos a agências e postos de atendimento nos primeiros seis meses deste ano, o que revela um crescimento de 14,1% em comparação com o mesmo período de 2013, quando foram comunicadas 163 ocorrências. Mais uma vez, a Fenaban não trouxe dados sobre arrombamentos. “Os dados apresentados diferem da pesquisa nacional de ataques a bancos realizada pela Contraf-CUT e CNTV. Os números da estatística da Fenaban são menores; porém, preocupantes”, avalia o diretor Danilo Anderson.
Fonte: Contraf-CUT
EDITAL ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Presidente Venceslau e Região, inscrito no CNPJ/MF sob o nº 53.308.524/0001-00, Registro sindical nº 24440-019065/90-00, por seu presidente abaixo assinado, convoca todos os empregados em estabelecimentos bancários dos bancos públicos e privados, sócios e não sócios, da base territorial deste sindicato, para a assembléia geral extraordinária que se realizará no dia 06 de agosto de 2014, às 19 (dezenove) horas, em primeira convocação, e às 20 (vinte) horas, em segunda convocação, no endereço à Rua Antonio Marques da Silva nº 2.245, Jardim Morada do Sol, Presidente Venceslau-SP para discussão e deliberação acerca da seguinte ordem do dia:

1. Autorizar à diretoria para realizar negociações coletivas, celebrar convenção coletiva de trabalho, convenções/acordos coletivos aditivos, bem como convenção/acordos de PLR e, frustradas as negociações, defender-se e/ou instaurar dissídio coletivo de trabalho, bem como delegar poderes para tanto;

2. Deliberar sobre aprovação da minuta de preacordo de negociação e minuta de reivindicações da categoria bancária, data-base 1º de setembro 2014, definida na 16ª Conferência Nacional dos Bancários;

3. Deliberar sobre desconto a ser feito nos salários dos empregados em razão da contratação a ser realizada;
4. Outros assuntos de interesse da categoria profissional.

Presidente Venceslau-SP, 30 de julho de 2014.




SIDNEI DE PAULA CORRAL
Presidente

COMPAREÇAM!!!