quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Banco do Brasil abre concurso para 10 estados


O Banco do Brasil lançou edital de concurso público para formação de cadastro de reserva para o cargo de escriturário, que exige nível médio completo.
O concurso abrange os estados de Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Sergipe. O salário é de R$ 1.280,10, mais gratificação semestral de 25%, paga mensalmente. A jornada de trabalho é de 30 horas semanais.
A convocação dos aprovados respeita a demanda da instituição financeira e também o prazo de validade do concurso, que é de um ano, prorrogável por igual período.
O edital informa que ficam asseguradas as admissões, conforme necessidade de provimento, dos candidatos classificados nas seleções 2007/002, 2008/002 e 2009/001, até o término de suas vigências (12/09/2011, 20/06/2012 e 16/07/2011, respectivamente).
Do total de vagas que vierem a ser oferecidas durante o prazo de validade da seleção externa, 5% serão reservadas às pessoas com deficiência.
As inscrições devem ser feitas de 11 de janeiro a 7 de fevereiro pelo site www.concursosfcc.com.br ou em postos de inscrição listados no edital, em dias úteis, das 9 às 12h e das 13h às 17h. A taxa é de R$ 40.
A aplicação das provas objetivas está prevista para o dia 20 de março. As provas serão aplicadas nas cidades de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá (no Acre), Macapá (no Amapá), São Luís, Pinheiro, Bacabal, Imperatriz, Balsas, Presidente Dutra, Caxias, Chapadinha (no Maranhão), Alta Floresta, Barra do Garças, Cuiabá, Cáceres, Juína, Rondonópolis, São Félix do Araguaia, Sinop, Tangará da Serra (em Mato Grosso), Recife, Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru, Garanhuns, Palmares, Serra Talhada, Petrolina (em Pernambuco), Parnaíba, Teresina, Picos, Floriano (no Piauí), Natal, Mossoró (no Rio Grande do Norte), Porto Velho, Ji-Paraná, Vilhena (em Rondônia), Boa Vista, Rorainópolis (em Roraima), Aracaju, Estância, Nossa Senhora da Glória, Itabaiana, Lagarto e Capela (em Sergipe).
Na segunda-feira (4) o Banco do Brasil lançou outro concurso para os estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Paraíba e Paraná. As inscrições se encerram no dia 10. A organizadora também é a Fundação Carlos Chagas.
A instituição também organizou o último concurso do banco realizado no ano passado, para o interior de São Paulo.
G1 

Bradesco obriga bancários de Brasília a tirar apenas 20 dias de férias

Numa clara afronta à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) - principal norma legislativa brasileira referente ao direito trabalhista -, o Bradesco está obrigando os funcionários de Brasília lotados na área de gerência a tirar apenas 20 dias de férias. 


Além dessa prática ilegal, outra irregularidade vem se repetindo nos demais setores da instituição na capital federal. Nesse caso, os bancários não podem converter os dez dias de descanso em dinheiro, orientação que descumpre o artigo 143 da CLT, segundo o qual é facultado ao trabalhador converter 1/3 do período de férias em abono pecuniário.

"Essa obrigatoriedade é ilegal e constatamos o problema in loco. Visitamos as agências e ouvimos as reclamações dos bancários. O problema ocorre somente em Brasília e a direção nacional da empresa já informou que não está de acordo com essa postura equivocada", afirma José Avelino, diretor da Fetec-CN e funcionário do Bradesco.

Em virtude de o Bradesco forçar o trabalhador a tirar férias somente com o aval de seu gestor, o Sindicato e a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CN) irão apurar as denúncias dos bancários e tomar as devidas providências. 

O Sindicato e a Fetec-CUT reivindicam que a situação se resolva logo e lutam por mais contratações no Bradesco. "Os bancários reclamam que estão tirando somente 20 dias de férias devido à demanda excessiva de trabalho. Além disso, outros funcionários são remanejados para trabalharem nas novas agências", denuncia Juliano Braga, diretor da Fetec-CN e funcionário do Bradesco. 


Fonte: Thaís Rohrer - Seeb Brasília