Foi realizada no dia 18/02/2011, prédio 3 do BB em Brasília a primeira negociação do ano entre a representação dos funcionários e a direção do Banco. Esse primeiro encontro teve como principal objetivo a discussão dos principais temas a serem negociados na mesa permanente, e que antecederam as discussões da campanha nacional. Presentes:
Representação-
Rio - Carlos
Fetec/SC - Avelino
Feeb RJ/ES - Serginho
Feeb BA/SE - Olivan
Contraf - Eduardo
Fetec/PR - Ana
Feeb SP/MS - Jeferson
Fetec SP - Claúdio Luiz
SP - Raquel
Fetraf/MG - Wagner
Fetec/NE - Carlos Eduardo
Feeb/CN - Zanon
Feeb/RS - Júlio
Banco -
Negociador - José Roberto
Marco Aurélio
Jorge Coleti
O início da discussão se deu com a cobrança da representação pela adesão do BB ao Programa de Prevenção de Conflitos no Ambiente de Trabalho, como uma forma de prevenção ao assédio realizado nos locais de trabalho. A direção do Banco se posicionou contrário a assinatura do mesmo, pois entende que possuí uma programa próprio, o que ocasionou grande debate e contrariedade dos representantes dos trabalhadores.
PREVI
- Pagamento do superávit (já realizado) e proposta de instalação da mesa para alterar o regulamento do plano 1 (estava no memorando de entendimentos)
- Previ futuro – 2 assuntos específicos: redução da parcela previ (valor atual do beneficio é de 2600,00, redução para o padrão do plano 1, que é 1920,00) e possibilidade de resgate de todas as contribuições. Parte 1 – beneficio de risco e Parte 2 – benefício (a parte 1, houve questionamento de resgate pelo Dest, o que ocorre diminuição do resgate). Avançar a negociação para posteriormente encaminhar para o conselho da Previ (primeiro semestre).
- Efetivação de mesa temática de imediato para discutir os planos de previdência e saúde dos incorporados. Principalmente para resolver para quem não os tem. Casos individuais, tem que ser trazidos para Diref antes da solução coletiva. Bco se comprometeu a encaminhar para o Sérgio Yunes encaminhar a solicitação
NOVOS AMBIENTES NAS AGÊNCIAS E SEGURANÇA (DISCUSSÃO ESPECIFICA)
DEBATE DE MODELO DE ESTRUTURA PARA O CONSELHEIRO REPRESENTANTE.
PCR
- Não existe mais PCS. .O Banco se comprometeu a apresentar para o movimento até a próxima semana o modelo. Serão considerados substituições e reflexos aos finais de semana. Disponibilização e acesso para os funcionários observarem sua condição individual.
SIMPLIFICAÇÃO DO ESPELHO
- Incorporar os 25% de cada verba e esclarecer as comissões.
SESMT
- Pedido de informação e abertura de concurso, para implantação em 2011. Aproveitamento dos funcionários que estão no banco, para posterior realização de concurso.
RANKEAMENTO (PONTUAÇÃO)
- Representação apresentou contrariedade e solução imediata em relação ao sistema individualizado de cobrança de metas, onde existe a possibilidade de acesso às informações de todos os funcionários, ocasionando assédio coletivo. Sistema implementado pela DISAP (SP) e CSO
JORNADA DE 6 HORAS
- Informação oficial – existe estudo não concluso pelo banco. – dará resposta. É importante a posição do Banco para organizarmos nossa estratégia
REESTRUTURAÇÕES
- BB 2.0 – Caixas – descomissionamentos e efeito cascata nos cxs, com os cxs eventuais não indo mais a função.
-SP 2.0 – Fóruns – Com implementação do sistema haverá diminuição de funcionários lotados nesses locais
TERCEIRIZAÇÃO
-Agência complementar (apresentação do projeto).
Após o término das negociações a CEE elencou como prioridades a discussão da PCR e a implantação para o início de março de mesa específica para tratar de previdência e saúde dos bancos incorporados.
Jeferson Boava
CEE BB
Feeb SP/MS