quarta-feira, 24 de agosto de 2011


Após um ano, banco acata reivindicação e melhora condições tecnológicas
São Paulo – Após um ano de pressão do Sindicato, o Itaú Unibanco resolveu atender à reivindicação e liberar para os gerentes operacionais e comerciais o acesso ao e-mail externo e a alguns sites que auxiliam no trabalho.
Antes, os bancários sofriam com a falta de tecnologia, já que as demandas externas dos clientes só podiam ser solicitadas por meio de fax. A direção do banco argumentava que a banda de comunicação da agência era congestionada por conta da plataforma responsável por carregar inúmeros aplicativos e operações. Se liberasse o e-mail para gerentes, complicaria mais o trânsito de dados das agências.
O Sindicato deixa claro que os trabalhadores não devem ser prejudicados porque o banco não oferece tecnologia para ajudar no trabalho junto aos clientes. “Era inadmissível um banco que tanto fala em investimentos tecnológicos não disponibilizar essa ferramenta para os trabalhadores. Persistimos na nossa cobrança e agora resolveram nos atender. Mas, ainda vamos continuar cobrando para que o Itaú Unibanco ofereça melhores condições de trabalho para os funcionários”, diz o sindicato.
Bobina – Outra cobrança do Sindicato que perdura há tempos é com relação à segunda via da bobina de caixa que o banco extinguiu, de forma arbitrária, em dezembro passado.
A diretora do Sindicato conta que o banco liberou recentemente um mecanismo adicional para localização das diferenças por meio de uma calculadora com identificação da transação.
Para ela, essa ferramenta ajuda, mas ainda não é a adequada para o bancário. “Nossa cobrança é para unificar a transação de pesquisa (FE 417) com a calculadora, além de o banco disponibilizá-la no sistema por mais tempo. Vamos continuar cobrando até obtermos uma resposta para os trabalhadores”, afirma Márcia Basqueira.