A partir de hoje (18/10), as bancárias do Banco de Brasília S.A. poderão usufruir de uma grande conquista do pré-Acordo Coletivo de Trabalho assinado nesta segunda-feira (17/10) com a CONTEC. Todas as funcionárias com filhos de até 1 ano poderão diminuir sua jornada em uma hora. O mesmo vale para as mães com filhos adotivos na mesma faixa etária.
O comprometimento do Banco está confirmado nas clausulas sétima e oitava do ACT, conforme descrito abaixo:
“Clausula sétima - LICENÇA MATERNIDADE
(...)
PARÁGRAFO SEGUNDO - Após o término do período da licença maternidade, o BANCO compromete-se a reduzir a jornada diária de trabalho da empregada em 1 (uma) hora até que a criança complete 1 (ano) de vida, a partir da assinatura deste Acordo.
Clausula oitava - LICENÇA PARA ASSISTENCIA A FILHOS ADOTIVOS
(...)
PARÁGRAFO SEGUNDO - Após o término do período da licença maternidade, o BANCO compromete-se a reduzir a jornada diária de trabalho da empregada em 1 (uma) hora até que a criança complete 1 (ano) de vida, a partir da assinatura deste Acordo.”
Para a CONTEC, a conquista das funcionárias do BRB está além do simples fato de ter uma hora a menos de trabalho. É uma vitória da família e, e principalmente dos filhos que ganharão um tempinho a mais junto das mães trabalhadoras.
O acordo assinado ontem também contemplou a continuidade do direito a licença maternidade de 120 dias para todas as funcionárias, podendo ser prorrogada por mais 60 dias, totalizando seis meses.
Diretoria Executiva da CONTEC